top of page
post ed 5.png

Publicado Dez 01, 2024

Novas perspectivas psicanalíticas para o tratamento de pessoas autistas

Débora Franke

Psicóloga clínica e psicanalista

deborafpsi@gmail.com  

 

Tatiana Gomes

Psicóloga e psicanalista

tatithoughts@gmail.com  

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar as elaborações teóricas da psicanálise contemporânea sobre o autismo, situando uma importante mudança de paradigma quanto às antigas elaborações que davam ênfase à posição dos cuidadores para a etiologia do autismo, especialmente no que concerne à figura da mãe. Através da metodologia de revisão bibliográfica, traz o conceito de Borda Autística, do psicanalista francês Jean-Claude Maleval, que transforma a teoria a partir de sua clínica e da leitura de biografias de pessoas autistas, passando a dialogar com a noção de espectro presente nas neurociências e, assim, propõe novos olhares em relação ao manejo clínico com estes pacientes. Partindo do entendimento do autismo enquanto uma quarta estrutura psíquica e considerando as diferentes relações com a linguagem que os sujeitos autistas podem construir a partir dos elementos da Borda Autística (duplos, ilhas de interesse/competência e objetos autísticos), apresenta novas contribuições que a psicanálise, enquanto práxis e sua ética, pode oferecer para o tratamento de pessoas autistas no manejo de seu sofrimento psíquico, bem como no acompanhamento de seus familiares. Articula essa revisão bibliográfica com exemplos extraídos de biografias de pessoas autistas e finaliza com contribuições da ideia de psicanálise híbrida, de Thamy Ayouch, sublinhando a importância do diálogo com outros campos de saber.

 

Palavras-chave: autismo; psicanálise; borda autística; autobiografias.

Como citar

Franke, D. e Gomes, T. (2024). Novas Perspectivas psicanalíticas para o tratamento de pessoas autistas. Revista Neurodiversidade, 5(1), 1-23.

Edição

V. 5, n. 1 (2024): Revista Neurodiversidade (ISSN 2764-5622)

Copyright ©

Todos os direitos reservados

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

A reprodução total é expressamente proibida.

A reprodução parcial é permitida sendo obrigatória a citação dos autores e da revista.

REFERÊNCIAS

Araújo, Breno D. R. C. (2015). Os labirintos percorridos por um aluno Asperger: do ensino infantil ao superior. São Paulo: Scortecci.

Bayón, Patricio Álvarez (2024). O autismo, entre alíngua e a letra. Vitória: Editora Cândida.

Bialer, Marina (2014a, maio/agosto). Espelhos no autismo: alicerces para a criação de um estofo imaginário. Estilos da Clínica. São Paulo, v.19, n.2, p.294-308.

Bialer, Marina (2014b, maio/agosto). Literatura de autistas. Estilos da Clínica. São Paulo, v.19, n.3, p.451-464.

Bialer, Marina (2015, jan./abr). O apoio no duplo autístico na construção do imaginário no autismo. Estilos da Clínica. São Paulo, v.20, n.1, p.92-105.

Dachez, Julie (2023). A diferença invisível. São Paulo: Nemo.

Freud, Sigmund (1917/1996). Conferências Introdutórias sobre Psicanálise Parte III - Teoria Geral das Neuroses. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, Imago.

Giongo, Ana Laura (2024, abril). Autismo hoje: do espectro à estrutura. Autismo: novos paradigmas na clínica e educação. Correio da APPOA vol. 11 n. 3. Disponível em https://appoa.org.br/correio/edicao/341/sumario/1405

Grandin, Temple (1983/1999). Uma menina estranha: autobiografia de uma autista. São Paulo: Cia. das Letras.

Higashida, Naoki (2014). O que me faz pular. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca Ltda.

Le Boutellier, Benoît (2024). Apresentação oral. Seminário Especial – Autismo, Psicanálise e Educação. Porto Alegre, UFRGS.

Maleval, Jean-Claude (2015, novembro). Por que a hipótese de uma estrutura autística? Opção Lacaniana online nova série. Ano 6, n. 18.

Maleval, Jean-Claude (2017). O autista e a sua voz. São Paulo: Blucher.

Maleval, Jean-Claude (2019, 15 de maio). Naissance d'un "Collectif pour la liberté d'expression des autistes". Disponível em https://blogs.mediapart.fr/j-c-maleval/blog/150519/naissance-dun-collectif-pour-la-liberte-dexpression-des-autistes?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=Sharing&xtor=CS3-67&fbclid=IwAR0uBWpXZH9HsCyMCUXz5ZzXE5Rsue1dsoPpLaVfJvyoqqEt-JBTvffnELI

Marchesin, Angélica. Corpo e autismo. Recuperado em 29/09/2024. Disponível em https://enapol.com/vi/pt/portfolio-items/corpo-e-autismo/

Martins, Paula Gruman (2022, março). O espaço da diferença: a psicanálise híbrida de Thamy Ayouch. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, 25(1), 246-250.

Pereira, Lygia & Castro, Thiago (2024). Espectro autista feminino. São Paulo: Literare Books International.

Poe, Charlotte Amelia (2023). Como é ser autista. Rio de Janeiro: Oficina Raquel.

Price, Devon (2024). Autismo sem máscara: uma jornada de autodescoberta e aceitação. São Paulo: nVersos Editora.

Orrú, Sílvia Ester (2024). O autismo em meninas e mulheres: diferenças e interseccionalidade. Petrópolis, RJ: Vozes.

Sibemberg, Nilson (2024, abril). Há linguagem no autismo. Autismo: novos paradigmas na clínica e educação. Correio da APPOA vol. 11 n. 3. Disponível em https://appoa.org.br/correio/edicao/341/sumario/1405

Suskind, Ron (2017). Vida Animada: uma história sobre autismo, heróis e amizade. Rio de Janeiro: Objetiva.

Williams, Donna (2012). Meu mundo misterioso; testemunho excepcional de uma jovem autista. Brasília: Thesaurus.

 

©2021 por Revista Neurodiversidade.

ISSN 2764-5622

Revista científica interdisciplinar para investigação, disseminação de pesquisas

e formações baseadas em evidências acerca da neurodiversidade humana.

POLÍTICA DE ENTREGA: Esse site realiza venda de cursos presenciais e online, portanto, a data de entrega está vinculada à data do evento adquirido. Verificar as informações do curso do seu interesse e se houver qualquer dúvida quanto ao mesmo, entre em contato com contato.ineurodiversidade@gmail.com

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO E REEMBOLSO: Estamos de acordo com o código de defesa do consumidor, portanto, o cliente possui até 7 dias após a compra para fazer o cancelamento e solicitar o reembolso em caso de desistência.

CNPJ 21165313000170

Canoas/RS - CEP 92010-050

DANIELE PINCOLINI PENDEZA

bottom of page