top of page

Neurociências para todos: apresentação do gibi Cerebrando

image.png

Publicado Jun 18, 2021

Viviane Louro

Universidade Federal de Pernambuco

vivianeslouro@gmail.com

Gustavo Andrade Maciel

Universidade Federal de Pernambuco

guga_pod@hotmail.com

RESUMO

As neurociências vêm tomando cada vez mais espaço em todas as áreas de conhecimento. Compreender o funcionamento do cérebro é conhecer melhor a nós mesmos. Por este motivo, em 2020 foi lançada uma revista em quadrinhos com o intuito de difundir as neurociências entre o público em geral, principalmente jovens e interessados em temas científicos. O HQ intitulado CEREBRANDO, é uma idealização de dois profissionais, sendo uma neurocientista e um desenhista (ambos músicos também) e a proposta é mostrar como o cérebro funciona em relação ao aprendizado, comportamento, patologias e fisiologia, de forma lúdica, mas sem perder a cientificidade. Com isso, além de ser uma literatura informativa e de entretenimento, poderá ser utilizada em contextos pedagógicos se tornando uma possibilidade a mais de incentivo à leitura e a busca do conhecimento científico. Portanto, o objetivo desde artigo é apresentar esta revista, evidenciando o processo criativo, motivos que levaram ao seu desenvolvimento, bem como visa expor o conteúdo do primeiro volume que diz respeito a como nosso cérebro interpreta e aprende música.

 

Palavras-chave: neurociências, cérebro, história em quadrinhos, ensino-aprendizagem, ludicidade.

Como citar

Louro, V.; & Maciel, G. A. (2021). Neurociências para todos: apresentação do gibi Cerebrando. Revista Neurodiversidade, 1(1), 1-12.

Edição

V. 1, n. 1 (2021): Revista Neurodiversidade (ISSN 2764-5622)

Copyright ©

Todos os direitos reservados

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

A reprodução total é expressamente proibida.

A reprodução parcial é permitida sendo obrigatória a citação dos autores e da revista.

REFERÊNCIAS

Andrade, P. (2004). Uma abordagem evolucionária e neurocientífica da música. Neurociências, vol. 1, n1. Julho- Agosto.

Bréscia, V. (2011). Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. 2º edição, revisada. Campinas: Editora Átomo.

Levitin, D. (2010). A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Tradução Clovis Marques. Rio de Janeiro: civilização brasileira.

Lima, E. S. (2000). Ciclos de formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: Sobradinho.

Louro, V., Maciel, G. (2020). CEREBRANDO: A música no seu cérebro. Recife: edição do autor.

Ilari, B. (2010). Cognição musical: origens, abordagens tradicionais, direções futuras. In: Ilari, B.; Araujo, R (2010). Mentes em música. Curitiba: Ed. UFPR.

Ilari, B. (2006) Música, comportamento e relações interpessoais. Psicologia em Estudo, vol 11, n1, p. 191-198. Maringá: Janeiro-Abril.

Ilari, B. (2003). A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, n 9., pp.7-16.

Ilari, B. (2006). Em busca da mente musical: ensaios sobre processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR.

Muskat, M., Correa, C., Campos, S. (2000). Música e Neurociências. Revista Neurociências 8 (2), p. 70-75.

Muszkat, M. (2012). Música, Neurociência e Desenvolvimento Humano. In: Jordão, G., Alluci, R. R., Molina, S, Terahata, A. M (2012). Ministério da Cultura e Vale: A Música na Escola. São Paulo.

Picchi, A. (2008). A música e os inícios do homem. Mimesis, Bauru, vol. 29, n. 2, pp. 43-48.

Sacks, O. (2007). Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras.

Sloboda, J. (2008). A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL.

 

Steinmeier, M. (2013). Caminhos Cerebrais. IN: Min, L. L. (2013). Tecla Sapiens: neurociências para todos. Campinas, SP: Curt Nimuendajú.

Zatorre, R., Mcgill. J. (2005). Music, the food of neuroscience? Nature, 434, 312-315.

 

©2021 por Revista Neurodiversidade.

ISSN 2764-5622

Revista científica interdisciplinar para investigação, disseminação de pesquisas

e formações baseadas em evidências acerca da neurodiversidade humana.

POLÍTICA DE ENTREGA: Esse site realiza venda de cursos presenciais e online, portanto, a data de entrega está vinculada à data do evento adquirido. Verificar as informações do curso do seu interesse e se houver qualquer dúvida quanto ao mesmo, entre em contato com contato.ineurodiversidade@gmail.com

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO E REEMBOLSO: Estamos de acordo com o código de defesa do consumidor, portanto, o cliente possui até 7 dias após a compra para fazer o cancelamento e solicitar o reembolso em caso de desistência.

CNPJ 21165313000170

Canoas/RS - CEP 92010-050

DANIELE PINCOLINI PENDEZA

bottom of page